Câmara Municipal de São Sebastião

31/08/2013
Vereadores de São Sebastião viajam à Brasília para reunião com gerência da Petrobras

Aumentar fonte Diminuir fonte

Na próxima terça-feira, dia 3, das 10h às 12h, nove vereadores de São Sebastião estarão reunidos com a gerência da Petrobras, no prédio da estatal em Brasília para buscar uma solução aos problemas enfrentados pelos moradores que residem próximos a área contaminada do bairro do Itatinga, região central.
Por causa da reunião, o presidente da Câmara, Marcos Tenório baixou um ato e alterou a data da próxima sessão legislativa, que agora será realizada na quarta-feira, dia 4, às 18h00.
A reunião foi agendada pelo deputado federal, Fernando Jordão (PMDB/ RJ), juntamente com o gerente do gabinete da presidência, José Eduardo Barrocas.
Também estarão presentes os gerentes da Petrobras, Ricardo Castello Branco (Abastecimento/ SMES) e Carlos da Silva Rosa (Abastecimento/ SMES/MA), além de um gerente da Transpetro, cujo nome ainda não foi confirmado.
Os nove vereadores que participarão da reunião são: o presidente da Câmara, Marcos Tenório, José Reis, Reinaldinho, Ercílio de Souza, Solange Ramos, Simei Ferreira, Professor Gleivison, Teimoso e Jair Pires.
A área contaminada do bairro do Itatinga já foi razão de audiência pública na Câmara, no mês de março deste ano. No entanto, desde lá, a situação dos moradores que vivem no entorno e reclamam de dores de cabeça, dificuldade para respirar, temem que o forte odor proveniente do local seja tóxico, cancerígeno e, além disso, tiveram suas moradias impactadas pela obra, não mudou.
Neste mês de agosto, um vazamento de material semelhante a óleo provocou novo susto na comunidade.  O episódio foi filmado e transmitido na sessão de Câmara, inclusive com depoimento do vereador Ernane Primazzi, o Ernaninho, sobre a dificuldade em manter a comunicação com a Petrobras, por meio da linha verde, canal criado para esse fim.
Durante a reunião com os gerentes, também será apresentada a proposta feita moradores da Topolândia durante a reunião da Dersa, que consiste na retirada de um tanque da Petrobras para que durante a obra da construção da nova estrada não precise ser feita a remoção de famílias e a demolição do prédio da escola Josepha de Santana Neves.
“Essas causas unem todos nós, independente de partido político. A expectativa é que esse diálogo sensibilize a gerência da Petrobras para os problemas dos moradores do entorno da área contaminada do Itatinga e, caso isso não ocorra, pelo menos demonstre que estamos todos atentos e não vamos descansar enquanto a comunidade continuar com tantas incertezas”, disse o presidente Marcos Tenório.
Tenório conta que os vereadores estarão levando à reunião um relatório com dados sobre a área contaminada, depoimentos de moradores e matérias publicadas no jornal local sobre o assunto.
Além disso, também estarão sendo levados mapas com o novo traçado da estrada para explicar como a retirada do tanque será importante para minimizar os impactos que serão causados na vida de centenas de moradores da Topolândia.
“Os vereadores são representantes do povo e é isso que estamos fazendo: levando a voz do povo até os gerentes da Petrobras. Eu espero que eles nos ouçam e atendam os nossos pedidos”, disse Tenório.

PABX: (12) 3891-0000

Dep.Comunicação (12)3891-0008